BOAS VINDAS















sexta-feira, 12 de agosto de 2011

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - 152 ANOS



     Hoje, 12 de agosto, Sexta-feira comemoramos 152 anos da chegada em nossa Pátria do Missionário Ashbel Green Simonton, fundador do presbiterianismo brasileiro. Na realidade, somente em 1862, foi criada formalmente a primeira igreja presbiteriana no Brasil, composta de dois membros professos, um português e um norte-americano. No diário de Simonton está escrito pelas suas próprias mãos:Assim foi a nossa organização em igreja de Jesus Cristo no Brasil.”
      Nossa Igreja Presbiteriana surgiu como conseqüência do fervor missionário que teve lugar na Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, no século XIX. Em 1837, foi criada a Junta de Missões Estrangeiras, sediada em Nova York. Foi esta Junta que resolveu em 1859, abrir um campo missionário no Brasil Império. Algumas denominações evangélicas já haviam começado o evangelismo em solo brasileiro, mas sem sucesso; os metodistas e batistas norte-americanos, entre 1826 e 1850. Na realidade a única denominação evangélica existente embrionariamente no Brasil era a Congregacional, cujo trabalho foi iniciado pelo missionário europeu Robert Reid Kalley. Assim sendo, a Igreja Presbiteriana passou a ser de fato a primeira igreja de origem norte-americana a ser implantada no Brasil.
  Os primeiros missionários presbiterianos no Brasil eram homens vocacionados, comprometidos com a fé cristã e que amavam profundamente missões. Estes homens deixaram suas terras e seus parentes, e atendendo ao chamado divino, vieram para uma terra desconhecida trazer a mensagem viva do evangelho do Senhor Jesus. Em 1860 e 1861 chegaram também ao Brasil os missionários Alexander Latimer Blackford e Francis Joseph Christopher Shineider. Também, nos anos seguintes chegaram George Whitehill Chamberlain e Robert Lenington. Em 17 de dezembro de 1865, foi ordenado o primeiro pastor brasileiro, o ex-padre José Manoel da Conceição.
     Os primeiros concílios da Igreja Presbiteriana do Brasil foram: Presbitério do Rio de Janeiro (1865); Presbitério de Campinas e Oeste de Minas (1887) e Presbitério de Pernambuco (1888). Também em 1888, foi criado o primeiro Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil. A esta altura, quase 30 anos depois da chegada de Simonton, a Igreja Presbiteriana já contava com cerca de 20 missionários, 12 pastores brasileiros e quase 3.000 membros comungantes em 50 locais espalhadas por treze províncias brasileiras.
      Nós, que fazemos parte do  da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL , somos parte desta história!
TEXTO TIRADO DO SITE IPB, DO NOSSO IRMÃO ALFEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário