BOAS VINDAS















terça-feira, 30 de agosto de 2011

EU ERA FELIZ E NÃO SABIA



o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mateus 23:12).


Conta-se a história de um relógio que sentia-se insatisfeitopor viver escondido na bolsa de sua senhora. Ele invejava o Big Ben, o grande relógio na torre de Londres. Um dia,enquanto passava sobre a Ponte de Westminster com suasenhora, ouviu-se o pequeno relógio dizer: "eu gostaria de estar lá em cima. Eu poderia, dessa forma, servir a uma multidão". "Você terá sua oportunidade, pequeno relógio",disse uma voz. Como em um passe de mágica, o relógio foi parar, elegantemente, no topo da torre. Quando ele alcançou o topo, sua senhora falou: "Onde está você, pequeno relógio? Eu não posso vê-lo". E nenhuma outra pessoa podia ver orelógio. Sua elevação causou sua destruição.


Como nos faz mal a soberba! Queremos ser sempre maiores e ocupar lugares de destaque para que todos nos admirem e aplaudam. Queremos ser os melhores, queremos estar noslugares mais elevados, queremos ser distinguidos entre todos os demais. Achamo-nos superiores e não aceitamos o fato de estarmos em um lugar menos honroso, mesmo que sejamosfelizes ali. A nossa altivez nos conduz pelo caminho do inconformismo e até a alegria desaparece, dando lugar alamentos e murmurações.


Há um dito popular muito verdadeiro: "Eu era feliz e não sabia". Quantas vezes já repetimos isso em nosso íntimo? Quantas vezes já reconhecemos que todo o nosso empenho e ansiedade foram inúteis? Quantas vezes deixamos o refrigério do pouco para experimentar a inquietude do muito?
Podemos nós almejar um lugar melhor, um cargo superior, um sonho mais audacioso? É claro que sim. Mas que tudo aconteça na hora certa, por uma humilde determinação, pela maravilhosa bênção de nosso Deus. É melhor ser exaltado por uma atitude humilde do que ser humilhado por uma atitude arrogante e prepotente.


 É melhor sentar na última cadeira e ser convidado a vir para a primeira do que sentar na primeira cadeira e ser convidado a ir para a última.

É muito melhor ser pequeno e guardado no coração do Senhor
do que estar no topo, longe do Senhor, perdido e ignorado.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A HISTÓRIA DO PATO


        
Havia dois irmãos que visitavam seus avós no sítio, nas férias.
Felipe, o menino, ganhou um estilingue para brincar no mato. Praticava sempre, mas nunca conseguia acertar o alvo.
Certa tarde viu o pato de estimação da vovó... Em um impulso atirou e acabou acertando o pato na cabeça e o matou. Ele ficou chocado e triste!
               

Entrou em pânico e escondeu o pato morto no meio da madeira! 
Beatriz, a sua irmã viu tudo mas não disse nada aos avós.
Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Beatriz, vamos lavar a louça"
Mas ela disse: " Vovó, o Filipe me disse que queria ajudar na cozinha". E olhando para ele sussurrou: "Lembra do pato?" Então o Felipe lavou os pratos.
Mais tarde o vovô perguntou se as crianças queriam pescar e a vovó disse: "Desculpe, mas eu preciso que a Beatriz me ajude a fazer o jantar." 
Beatriz apenas sorriu e disse, "Está bem, mas o Filipe me disse que queria ajudar hoje", e sussurrou novamente para ele, "Lembra do pato?" 
Então a Beatriz foi pescar e Filipe ficou para ajudar.
Após vários dias o Filipe sempre ficava fazendo o trabalho da Beatriz até que ele, finalmente não agüentando mais, confessou para a avó que tinha matado o pato.
A vovó o abraçou e disse: "Querido, eu sei... eu estava na janela e vi tudo, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar a Beatriz fazer você de escravo!"
Qualquer que seja o seu passado, ou o que você tenha feito... (mentir, enganar, seus maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... seja o que for... você precisa saber que Deus estava na janela e viu tudo como aconteceu
Ele conhece toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você já está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer de você um escravo
Deus só está esperando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece.
É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos. Vá em frente e faça a diferença na vida de alguém hoje. 
Compartilhe esta mensagem com um amigo e lembre-se sempre: Deus está na janela e sabe de tudo!

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SAPATOS TROCADOS

"Entrega o teu caminho ao SENHOR..." (Salmos 37:5).


Um pequeno menino reclamou que os sapatos novos estavam machucando os seus pés. Sua tia, olhando para baixo, lhe disse: "Não é de admirar que esteja doendo. Eles estão trocados! Você colocou o sapato direito no pé esquerdo e o sapato esquerdo no pé direito. Ela o ajudou a colocar os sapatos corretamente e, a partir daquele momento, o menino passou a brincar alegremente como os demais. Às vezes nossas vidas parecem amargas e secas. Nós culpamos a todos que nos cercam por nossas angústias. Mas, devemos parar um pouco e olhar para nossos pés. Se estivéssemos calçando os sapatos corretamente, estaríamos andando tranquilos e cheios de gozo e felicidade. Quantos problemas poderíamos evitar se os nossos sapatos não estivessem trocados! Quantas dores deixaríamos de sentir se os nossos sapatos não estivessem trocados! Quanta alegria já estaríamos gozando se os nossos sapatos não estivessem trocados! Os sapatos trocados nos levam para direções erradas, retirama nossa paz e não permitem que desfrutemos os verdadeiros prazeres da vida. Se não forem usados corretamente, corremos o risco de passar os dias com mau-humor, de não perceber obrilho do sol e a beleza da criação de Deus. Não haverá alegria no coração se insistirmos em andar com os sapatos calçados incorretamente. Se seus sapatos estão trocados, não adianta murmurar eculpar os outros. O que você precisa é acertá-los. Tome a decisão certa, não dê mais nem um passo sem ajustá-los. Deixe Jesus entrar em seu coração e nunca mais seus sapatos serão trocados. Seus pés não vão mais doer e todo o seu caminho será pleno de gozo e felicidade.


TEXTO ENVIADO PELO IRMÃO RÔMULO SILVA

A MELHOR BENÇÃO É A DE HOJE



 "... esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando
para as que estão diante de mim" (Filipenses 3:13)


O segredo consiste em como lidamos com o hoje, não com ontem e nem com o amanhã. Hoje -- um espaço especial detempo que segura a chave que bloqueia os pesadelos de ontem e destranca os sonhos de amanhã" (Charles Swindoll)
O que tem perturbado nossas vidas? Por que vivemos ansiosos,angustiados, sem paz e sem alegria, sem a vida abundante que Deus nos prometeu? Por que nossos lábios se queixam mais do que louvam? Por que, no jardim de nosso dia a dia,cultivamos mais dúvidas que esperanças? Por que nosso semblante não tem o brilho que caracteriza uma pessoa feliz?
É provável que o motivo principal seja o fato de ainda estarmos inquietos com os desalentos e decepções do passado,com as frustrações dos passos mal dados, com as derrotas que parecem ainda ferir as nossas almas. Mas, se continuarmos sofrendo todos esses traumas jádeixados para trás, onde encontraremos tempo e oportunidadespara buscar os nossos sonhos do futuro? Onde acharemosforças para enfrentar e vencer novos reveses que aindaencontraremos pela frente? Onde iremos adquirir o estímulopara abandonar o pessimismo e nos revestir do "mais que vencedores"?
É preciso que compreendamos que o mais importante para nós é a bênção de hoje. Não a bênção que não experimentamos ontem e nem a que poderemos receber amanhã. É essa maravilhosabênção que precisamos abraçar com todas as nossas forças. Ela nos fará esquecer o insucesso anterior e nos encherá de fôlego espiritual para seguir em frente, sem medo, sem ansiedade, sem insegurança.
Jesus é a nossa bênção de hoje. Com Ele vencemos os pesadelos de ontem e avançamos, com alegria, rumo aos sonhos de amanhã.



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - 152 ANOS



     Hoje, 12 de agosto, Sexta-feira comemoramos 152 anos da chegada em nossa Pátria do Missionário Ashbel Green Simonton, fundador do presbiterianismo brasileiro. Na realidade, somente em 1862, foi criada formalmente a primeira igreja presbiteriana no Brasil, composta de dois membros professos, um português e um norte-americano. No diário de Simonton está escrito pelas suas próprias mãos:Assim foi a nossa organização em igreja de Jesus Cristo no Brasil.”
      Nossa Igreja Presbiteriana surgiu como conseqüência do fervor missionário que teve lugar na Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, no século XIX. Em 1837, foi criada a Junta de Missões Estrangeiras, sediada em Nova York. Foi esta Junta que resolveu em 1859, abrir um campo missionário no Brasil Império. Algumas denominações evangélicas já haviam começado o evangelismo em solo brasileiro, mas sem sucesso; os metodistas e batistas norte-americanos, entre 1826 e 1850. Na realidade a única denominação evangélica existente embrionariamente no Brasil era a Congregacional, cujo trabalho foi iniciado pelo missionário europeu Robert Reid Kalley. Assim sendo, a Igreja Presbiteriana passou a ser de fato a primeira igreja de origem norte-americana a ser implantada no Brasil.
  Os primeiros missionários presbiterianos no Brasil eram homens vocacionados, comprometidos com a fé cristã e que amavam profundamente missões. Estes homens deixaram suas terras e seus parentes, e atendendo ao chamado divino, vieram para uma terra desconhecida trazer a mensagem viva do evangelho do Senhor Jesus. Em 1860 e 1861 chegaram também ao Brasil os missionários Alexander Latimer Blackford e Francis Joseph Christopher Shineider. Também, nos anos seguintes chegaram George Whitehill Chamberlain e Robert Lenington. Em 17 de dezembro de 1865, foi ordenado o primeiro pastor brasileiro, o ex-padre José Manoel da Conceição.
     Os primeiros concílios da Igreja Presbiteriana do Brasil foram: Presbitério do Rio de Janeiro (1865); Presbitério de Campinas e Oeste de Minas (1887) e Presbitério de Pernambuco (1888). Também em 1888, foi criado o primeiro Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil. A esta altura, quase 30 anos depois da chegada de Simonton, a Igreja Presbiteriana já contava com cerca de 20 missionários, 12 pastores brasileiros e quase 3.000 membros comungantes em 50 locais espalhadas por treze províncias brasileiras.
      Nós, que fazemos parte do  da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL , somos parte desta história!
TEXTO TIRADO DO SITE IPB, DO NOSSO IRMÃO ALFEU.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

EMPURRAR UMA ROCHA COM PALITOS DE DENTE



"Mas a palavra do Senhor permanece para sempre" (1 Pedro 1:25).

Tentar destruir ou defender a Palavra de Deus é como ter dois homens, um de cada lado, tentando empurrar, com palitos de dente, a Rocha de Gibraltar. Enquanto um tenta empurrá-lapara a frente, o outro tenta empurrá-la para trás. A rocha se manterá firme, não importa o que um ou outro faça!

A Palavra de Deus é o nosso manual de conquistas. Ela nos ensina o caminho para a perfeita felicidade. Ela traz a mensagem do nosso Salvador e nos conduz pelas sendas davontade de nosso Pai celestial.
Nela encontramos conforto nas horas de sofrimento, ânimo nos momentos de angústias, esperança quando todas as portas parecem fechadas para nós, fé quando nada mais nos pode salvar a não ser um milagre. Ela nos mostra a salvação quando a perdição parece certa.


Alguns poderão dizer que A Bíblia é um livro de fábulas. Outros dirão que é realmente inspirada por Deus e um guia para nos levar à vida eterna. Alguns dirão que está cheia dehistórias da carochinha. Outros dirão que seus ensinos são uma fonte de sabedoria e vida. Alguns tentam desmoralizá-lae outros sustentam sua importância para os que confiam em Deus.


Mas, nada mudará o fato de ser a Palavra de Deus viva e eficaz e de que permanecerá para todo o sempre. Ela nosmantém no centro da vontade de Deus e enche nossa alma de gozo e satisfação. Ela transforma nossa tristeza em regozijoe nosso mau-humor em um sorriso contagiante. Ela é o livro mais importante de nossas vidas.


Se existem muitos que continuam com palitos na mão tentando mover a Rocha de Gibraltar, isso não nos importa. Se existemalguns que não se cansam de desmerecer a Palavra do Senhor, também não nos importa. O que importa é que a temos guardada no coração e que queremos, como ela, permanecer para sempre junto ao nosso Senhor Jesus Cristo.


TEXTO ENVIADO PELO IRMÃO RÔMULO SILVA

ANDAREI EM LIBERDADE



"Assim observarei de continuo a tua lei para sempre e eternamente. E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos" (Salmos 119:44, 45).



Certo homem disse: "Uma manhã eu falei para oitenta alunos de uma universidade estadual. Ao chegar eu fui informado de que não deveria mencionar a Bíblia em minha palestra. No mesmo dia, à tarde, eu fui convidado para falar para 800 homens na prisão estadual. 
O diretor da penitenciária me pediu para falar-lhes sobre as verdades bíblicas."


É muito triste constatarmos que muitos jovens, muitas vezes, desviam-se para caminhos maus exatamente porque não conhecem a Deus em sua juventude. Muitos atalhos errados poderiam evitar, muitas decisões precipitadas poderiam não tomar, muito tempo perdido poderia ser aproveitado se simplesmente tivessem a orientação do Senhor em sua mocidade.


Melhor que falar da Palavra de Deus a prisioneiros é compartilhá-la quando ainda não estão encarcerados. Muito mais proveitoso para todos é conhecer o amor do Salvador antes que os tempos de angústia cheguem e tudo se torne mais difícil. Com o Senhor no coração os nossos dias são abundantes, nossa alegria é verdadeira, nosso futuro é vitorioso.


Quando falamos de Deus para os jovens estamos, com certeza, diminuindo o número de pessoas em uma prisão. O caminho do filho de Deus é de tranquilidade e de paz, é pleno de gozo e felicidade, leva à vida eterna com o Pai celestial e, certamente, não passa pelo interior de uma penitenciária.


Falemos do Senhor e Sua Palavra nas escolas, nos mercados, nos intervalos do trabalho, nos encontros pela rua. As prisões terão menos homens e o mundo será bem melhor.
Quando deixamos a Palavra de Deus moldar nossas vidas, andamos em perfeita liberdade. Não apenas a liberdade de um cárcere, mas do ódio, da avareza, do egoísmo e da morte eterna.



Você quer andar em liberdade?

TEXTO ENVIADO PELO IRMÃO RÔMULO SILVA


terça-feira, 2 de agosto de 2011

NINHARIAS

Ninharias

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição" (Colossenses 3:14).


Um amigo viu, certa vez, Michelangelo trabalhando em uma de suas esculturas. Depois de um certo tempo, viu-o trabalhando novamente e, não percebendo muito progresso no trabalho, perguntou: "Você não fez nada desde que estive aqui da última vez?" "Claro que fiz", respondeu o escultor.

 "Eu  retoquei esta parte e poli isto aqui; Eu suavizei esta característica e destaquei aquele músculo;    Eu dei mais expressão para este lábio e mais energia para este membro".
"Bem, bem", disse o amigo, "todos estes são ninharias". "Pode até ser", Michelangelo Respondeu, "mas lembre-se que ninharias produzem perfeição e esta perfeição não é nenhuma ninharia."


Temos nós buscado a presença do Senhor para um maior relacionamento com Ele e um crescimento em nossa vida espiritual? Temos procurado conhecer a Palavra de Deus para uma maior compreensão da Sua vontade e, desta forma, poder glorificá-lO em todas as nossas atitudes? Temos dedicado um tempo de oração para ouvir a voz de Deus e saber o que Ele tem para nós?


Às vezes pensamos que tudo isso é dispensável e que basta ter levantado, um dia, a mão para o Senhor que tudo mais é automático. Achamos que ir aos cultos, fazer visitas aos enfermos ou ausentes, participar dos departamentos de nossas Congregações ou distribuir um folheto evangelístico são "ninharias" espirituais que nada acrescentarão ao fato de já sermos cristãos. Chegamos mesmo a dizer que "ninguém é perfeito" e que ninguém deve pensar em perfeição.


O apóstolo Paulo nos diz que devemos crescer em Cristo e que o amor é o vínculo da perfeição. Eu sei que somos pecadores e temos muitas falhas, mas, em meu viver diário, eu peço ao Senhor que me revista de Sua graça e que me faça melhor a cada dia. Fico muito feliz quando Jesus trabalha em mim, moldando minha vida de acordo com a Sua vontade. Eu o amo e amo a todos que precisam da salvação. Sei que não sou perfeito, mas, o caminhar em direção à perfeição em Cristo é o que mais desejo e busco.


E você, ainda acha que tudo é ninharia e sem importância?



Texto enviado pelo irmão em Cristo Rômulo Silva.

EU ESTOU EM AMOR, E VOCÊ?

Eu Estou Em Amor, E Você?

"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus éamor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele" (1 João4:16).


A pergunta que devemos fazer, no fim da corrida da vida, não é tanto "o que eu realizei?" mas, "A quem eu amei, e com que coragem eu amei?" (Geoff Gorsuch)
A quem nós temos amado? Por que nós temos amado?  Que  interesse  temos nesse  amor? Com que ousadia   temos  demonstrado   nosso amor?  Muitas vezes gastamos nosso tempo correndo atrás de sucesso, de dinheiro, de aplausos,  de conquistas que poderão deixar marcas de nossa passagem por esse mundo. Queremos serlembrados, no futuro, por nossos grandes feitos. Mas, será isso realmente o mais importante? A mulher pobre  que ofertou suas  únicas moedas não realizou grandes prodígios
Não   recebeu  aplausos  dos que  estavam ao seu redor.  Não  acumulou   troféus   por vitórias espetaculares.  Não se  sabe,  sequer, o  seu nome!  Mas  ela se  destacou entre  todos que estavam próximos a  ela. E por que? Pelo dinheiroque deu? Claro que não! Ela se notabilizou por seu amor. Ela amou mais que  todos   naquele  lugar. Ela amou a   Deus e teve a coragem de mostrar isso!Muitos o fazem de outras  maneiras. Basta ser valente...intrépido... É preciso coragem para deixar para trás os interesses desse mundo, os prazeres   sedutores que nos afastam do Senhor, as tentações do mal, os falsos   amigos   que  ironizam  a   nossa   fé.     Mas   tudo   isso é   possível   com   amor. 
Ele produz coragem,firmeza espiritual, esperança diante das tormentas, força nas horas de angústia e sofrimento. Quando amamos a Deus eao nosso próximo, sempre encontramos as portas de nossas vitórias. Eu espero poder dizer, sempre, que ando em amor. 
Eu amo a Jesus, e você?

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O QUE GANHAREI? O QUE PERDEREI?

"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, seperder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da suaalma?" (Mateus 16:26)


Jenny Lind, a grande soprano sueca, desapontou muitos deseus amigos ao diminuir consideravelmente os longos contratos que a tornaram mundialmente famosa. Um dia, um amigo a surpreendeu sentada à beira-mar ensolarada, lendo o Novo Testamento. O amigo a repreendeu, dizendo que estava perdendo grandes oportunidades. Rapidamente, Jenny Lind colocou a mão sobre o Testamento e disse: "Eu percebi que ganhar vastas somas de dinheiro roubava o meu gosto por isso aqui."Muitas vezes passamos nossos dias com um único pensamento: oque ganharei? Queremos ganhar muito dinheiro, queremos ganhar fama, queremos ganhar o primeiro lugar em um concurso, queremos ganhar o coração da pessoa amada e muitas outras coisas. Estamos errados em querer ganhar tudo isso? É óbvio que não! Mas, em todas as nossas tentativas de conquistas, devemos pensar também: o que poderei perder comisso?Às vezes, na busca incessante de ganhar dinheiro, acabamos perdendo a dignidade e o respeito de nossos queridos. Ao tentar alcançar fama, pisamos em pessoas que nos amam e perdemos a consciência limpa que possuíamos.
A  cantora de  nossa  história  ganhou  quase  tudo -- fama, admiração, muito  dinheiro...  mas estava  perdendo   o   que mais   precioso  tinha em   sua vida: o   seu relacionamento com Deus. E ela sabia, exatamente  por  essa intimidade  com o Senhor, que tudo que estava ganhando não serviria de nada se perdesse  a sua salvação. Se você deseja ganhar muitas coisas neste mundo, comece a sua busca por Deus.
Com Ele no coração, você ganhará todas as bênçãos que almeja.

SE NINGUÉM QUER IR.....VOU EU!

Se Ninguém Quer Ir... Vou Eu!

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).


Um professor Escocês, deficiente, com apenas uma das pernas,aproximou-se de J. Hudson Taylor e  ofereceu-se para ser um missionário na China. "Por que você deseja ir comomissionário, tendo apenas uma perna?" perguntou Taylor."Porque eu não vejo pessoas com duas pernas se oferecendo",respondeu George Scott. Ele foi aceito. 
Muitos de nós, acostumados a receber as maravilhosas bênçãos do Senhor, também negligenciamos ao chamado de Deus. Queremos ter nossos pedidos atendidos, nossos anseios alcançados, nossos sonhos realizados. Mas, ao mesmo tempoque desejamos receber as dádivas de Deus, também estamos dispostos a nos oferecer para que Sua vontade seja feita em nós? Talvez o Senhor não nos queira na China ou no interior daÍndia, mas deseja que demonstremos o Seu amor, que compartilhemos a nossa fé, que iluminemos o caminho de alguns perdidos, que tenhamos palavras de ânimo aos que estão abatidos. Ele me chamou e está chamando a você. O que vamos Lhe responder? "Conte comigo" ou "Escolha outro em meulugar"?Não podemos esperar, sempre, que os outros façam o nosso trabalho; não devemos ficar indiferentes à vontade do Senhor; não podemos ignorar o caminho de nossas bênçãos. Se a tarefa é nossa, vamos fazê-la. Se outros não obedecem, não devo seguir-lhes o exemplo.Deus chama a muitos, mas, nem todos ouvem a Sua voz. 
Porém,eu quero ouvi-lo, quero estar sempre pronto, quero ser capaz de apenas dizer "sim".
Se os demais não querem ir... não importa: eu vou!