Diz o povo em sua sabedoria que é melhor esperança tarde do que desengano cedo. Sonhos e esperanças são temperos da vida. Por isso nunca deixemos de sonhar e nunca percamos a esperança. É preferível construir castelos de areia e vê-los desabar antes de estarem prontos do que viver sem sonhos e fantasias. Ainda que nunca realizemos alguns dos nossos sonhos, mesmo assim valeu a pena sonhá-los, pois eles se constituíram em fatores de motivação para a vida. Ajudaram-nos a olhar para frente e esperar coisas boas do futuro. E isto é bom para a vida.
O salmista nos exorta a confiar plenamente em Deus, quando diz: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança” (Salmo 62:5). E o profeta Jeremias, em suas lamentações, afirma: “A minha porção é o Senhor, diz a minha alma, portanto, esperarei nele” (Lamentações 3:24). Todo aquele que confia em Deus, nunca se desespera. Ainda outra vez diz o Livro Sagrado: “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam” (Salmo 9:10). Por isso o poeta sacro afirmou: “Atribulado coração, em Cristo alivio encontrarás, consolo, paz e seu perdão, sim, dele tu receberás”.
Por mais difíceis que sejam as lutas, ou por mais escuras que sejas as noites, devemos esperar sempre em Deus, pois ele nos ajudará nas vitórias e transformará as noites tenebrosas de nossas vidas em dias radiantes. Vale a pena lembrar as palavras do Senhor por intermédio do seu profeta: “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1:3).
As pessoas precisam conhecer Aquele que, mesmo no silencio das nossas vozes pode ouvir os nossos clamores, acalmar as nossas almas e trazer paz aos nossos corações. A alma aflita e o coração atribulado só podem encontrar a verdadeira paz em Deus. Portanto, digamos como o escritor sagrado: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”. Façamos esta oração e, sem nenhum medo, continuemos esperando silenciosamente em Deus.
TEXTO TIRADO DO SITE IPB